O site foi desenvolvido seguindo as recomendações da W3C - World Wide Web Consortium Brasil, e normas de acessibilidade web da e-MAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.
Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Alto Contraste: Alterna o esquema de cores dos textos e fundo da tela para branco e preto, maximizando o contraste para melhor leitura.
Embora não estejam em nossa barra de acessibilidade, os seguintes comandos de seu navegador podem ser utilizados para ajuste do tamanho do texto:
Aumentar fonte: Ctrl + +.
Diminuir fonte: Ctrl + -
Fonte Normal (redimensiona para o tamanho padrão): Ctrl + 0.
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.
Você pode baixar o complemento para o seu navegador através do link a baixo:
Navegador Google Chrome
Para maiores informações e outras opções de instalação, acesse http://www.vlibras.gov.br/.
Video demostrativo do funcionamento do VLibras.
Fonte: http://www.vlibras.gov.br/
O DosVox é um sistema operacional sintetizador de voz, que pode ser instalado no Windows, que busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual aos computadores. Uma das grandes vantagens desse aplicativo é que ele foi desenvolvido em uma universidade brasileira e está totalmente disponível em Português.
O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
Uns dos diferencias do DOSVOX é que nele comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/.
O Comitê de Acessibilidade da Faccat, com representatividade das diferentes áreas da Instituição orienta as ações de inclusão voltadas ao acesso, à permanência e à participação das pessoas com deficiência nas atividades desenvolvidas pela Faccat. Além disso participa sugerindo ações que eliminem barreiras e promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica e nas comunicações.
Tendo como objetivo contribuir para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na vida acadêmica, científica e cultural da instituição, a política de Acessibilidade e Inclusão da Faccat busca garantir a possibilidade de continuar os estudos em todos os níveis de ensino, a formação docente e técnica-administrativa, a promoção da aprendizagem e o atendimento às pessoas com deficiência e a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica e das comunicações.